Neste 02 de maio é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho. O objetivo desta data é conscientizar sobre a prática abusiva responsável por causar danos físicos e psicológicos à vítima. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a intimidação no ambiente de trabalho consiste em um tipo de agressão psicológica caracterizada por comportamentos abusivos que se repetem, tais como expor o trabalhador a situações constrangedoras que afetam sua liberdade. Os principais motivos podem ser competitividade, pressão por resultados, preconceitos e problemas pessoais.
Em 2023, de janeiro a julho, o MPT registrou 8.458 denúncias de assédio em empresas de todo o país. Neste contexto, dados coletados por uma pesquisa da Forum Hub indicam que 71% dos profissionais que sofrem assédio moral no país são mulheres, enquanto 25% são homens.
A CONTEC tem se mantido vigilante quanto às medidas de segurança no ambiente de trabalho, buscando sempre dialogar pela implementação de práticas que visem garantir a integridade física, psicológica e o bem-estar dos trabalhadores.