No dia 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional de Mulheres e meninas na Ciência. A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU, como uma forma de celebrar a contribuição das mulheres e meninas nas áreas de ciência e tecnologia.
Incentivo do MCTI
Em 2024, houve grandes avanços para aumentar a participação de mulheres na ciência. A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei para incentivar a inclusão feminina, enquanto o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) implementa ações para aumentar a presença de mulheres no setor.
Embora as mulheres sejam maioria nas bolsas de mestrado (54%) e doutorado (53%) do CNPq, representam apenas 35,5% das bolsas de produtividade. A desigualdade é ainda mais acentuada nas áreas de Tecnologia e Exatas, com 15,7% de mulheres entre as estudantes de TI e 39% no mercado de trabalho de TIC.
A importância da figura feminina na ciência
As mulheres desempenham uma grande contribuição no avanço da ciência, trazendo novas perspectivas, ideias e soluções. Seu impacto vai além das descobertas; elas inspiram futuras gerações a acreditarem em seu potencial e a conquistarem espaços antes inacessíveis. Ao garantir mais oportunidades para que elas estejam presentes em projetos de ciência e tecologia, estamos garantindo equidade.
Com informações da Agência Gov
Texto por Luany Araujo
www.contec.org.br