No Brasil, o 12 de agosto foi escolhido para comemorar o Dia dos Direitos Humanos,em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves. Em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas criou a Declaração Universal dos Direitos Humanos . Este documento histórico estabelece uma base de direitos que todos os seres humanos devem ter, sem discriminação. A Declaração reforça a ideia de que todos têm direito à vida, à liberdade, à segurança e ao respeito, independentemente de raça, religião, nacionalidade, gênero ou qualquer outra característica pessoal.
O Dia Nacional dos Direitos Humanos traz diversas reflexões sobre os direitos individuais de cada um e os desafios e avanços no campo dos direitos humanos no país. Envolve educar as novas gerações sobre a importância dos direitos humanos, apoiar as políticas públicas que garantam esses direitos.
Neste dia, é importante que nos unamos em defesa dos direitos humanos, promovendo um ambiente onde cada indivíduo possa viver com dignidade e respeito. Que o 12 de agosto inspire a todos a continuar na luta pela igualdade para construir um futuro onde os direitos de todos sejam respeitados e protegidos.
www.contec.org.br