As transações feitas através do Pix continuam superando os pagamentos com cartões de crédito e débitos, segundo dados divulgados pelo Banco Central. No segundo trimestre deste ano, foram feitas mais de 5,4 bilhões de transações por meio de Pix, a ferramenta de pagamentos e transferência de dinheiro lançada há dois anos, em comparação com quase 4 bilhões de pagamentos feitos com cartões de crédito e e 3,8 bilhões com cartões de débito.
A pesquisa, que pela primeira vez traz dados detalhados sobre pagamentos em 2021, mostra que as transações via Pix ultrapassaram as feitas com cartão de crédito já no quarto trimestre do ano passado. E, desde então, não param de crescer.
Em setembro, dois meses antes de completar o segundo ano de existência, o Pix chegou à marca de R$ 1 trilhão transacionado em apenas um mês. O número de pessoas cadastradas no Pix chegou a 127,8 milhões em outubro e o de empresas, a 10,5 milhões no mesmo mês.
O BC informou ainda que o sistema foi o principal responsável por um crescimento anual de 40% no número total de transações realizadas no ano passado. Telefones celulares, usados por muitos ou por causa do Pix ou dos aplicativos bancários, tornaram-se o principal instrumento para compras, respondendo por 60% de todos os pagamentos efetuados em 2021.
Fonte: O Globo
www.contec.org.br