Outubro Rosa é uma campanha global que busca aumentar a conscientização sobre o câncer de mama. Criado no começo dos anos 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, esse mês vem com a finalidade de espalhar informações importantes sobre como podem ter acesso a diagnósticos e tratamentos, e, assim, reduzir o número de mortes pela doença.
Em 2018, o Brasil aprovou a Lei nº 13.733, que instituiu outubro como o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama – o Outubro Rosa. Durante esse período, diversas atividades são promovidas para informar e conscientizar a população sobre a doença.
- Iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
- Promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
- Veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.
Fique atenta aos principais sinais que podem indicar câncer de mama: um caroço (nódulo) que geralmente é endurecido e indolor; a pele da mama que fica avermelhada ou com aspecto de casca de laranja. Também é bom atentar se em nódulos pequenos que podem surgir no pescoço ou nas axilas. A prevenção e a detecção precoce são fundamentais para a cura.
Além disso, todas as mulheres, independentemente da idade, podem e devem ter consciência do próprio corpo. Assim, podendo notar qualquer alteração ou sinal. A maioria das mulheres descobre o câncer de mama durante ocasiões de rotina, por isso o autoconhecimento é extremamente importante. Manter um peso adequado, exercitar-se e não consumir álcool em excesso também podem ajudar a diminuir o risco de câncer de mama.
Acesse os materiais informativos produzidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA)
www.contec.org