O mês de novembro se inicia e com ele, a campanha mundial Novembro Azul. O que muitos não sabem é que essa campanha vai muito além do câncer de próstata, o Novembro Azul agora foca na saúde do homem de forma integral, incentivando os homens a se envolverem mais no seu autocuidado.
O Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde, especialmente na identificação precoce do câncer de próstata.
Tratamento e prevenção
Muitos homens ainda têm receio de buscar ajuda médica, especialmente em relação a exames que podem parecer desconfortáveis. No entanto, essa atitude é fundamental para garantir a saúde e a qualidade de vida.
Homens a partir dos 45 anos, especialmente aqueles com condições de saúde de risco, ou a partir dos 50 anos sem esses fatores, devem agendar uma consulta com um urologista. Conversar sobre a importância do exame de toque retal e do exame de sangue PSA pode ser eficaz na detecção de alterações na próstata.
Lembre-se: muitos casos de câncer de próstata não apresentam sintomas nos estágios iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Ao realizar esses exames regularmente, você não está apenas cuidando da sua saúde, mas também se tornando um exemplo e motivação para amigos e familiares, desmistificando o processo e encorajando outros a fazerem o mesmo.
Confira a cartilha sobre o câncer de próstata elaborada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) : Cartilha INCA
www.contec.org.br