Início » Brasil entrega presidência do Grupo de Trabalho de Emprego do G20 à África do Sul em evento promovido pela OIT

Brasil entrega presidência do Grupo de Trabalho de Emprego do G20 à África do Sul em evento promovido pela OIT

O diretor-geral da OIT acompanhou a sessão na qual a atual presidência brasileira foi passada para a África do Sul, que preside o G20 no próximo ano.

postado Luany Araújo

GENEBRA (Notícias da OIT) – A presidência do Grupo de Trabalho sobre Emprego (EWG) do Grupo dos Vinte (G20) passou do Brasil para a África do Sul em uma reunião realizada durante a 352ª sessão do Conselho de Administração. O EWG do G20 também definiu suas prioridades para 2025 e refletiu sobre suas realizações neste ano durante a reunião, que contou com a participação de representantes de Ministérios do Trabalho, organizações internacionais e parceiros sociais.

Sob a liderança do Brasil, marcos significativos foram alcançados, incluindo a adoção de uma Declaração Ministerial de Trabalho e Emprego que enfatiza trabalho decente, crescimento equitativo e transições justas entre as economias do G20. A Declaração também fortaleceu parcerias, como a  Coalizão Internacional para a Igualdade Salarial (Equal Pay International Coalition – EPIC) e a introdução do Portal de Política Social do G20.

Como nova presidente, a África do Sul compartilhou sua visão para 2025, priorizando o crescimento inclusivo e o emprego juvenil, a igualdade de gênero na força de trabalho, abordando a desigualdade e a queda na participação da renda do trabalho, além das implicações para os padrões de vida, a digitalização e um futuro inclusivo do trabalho.

“O compromisso de criar empregos formais e promover trabalho decente se destaca como a ferramenta mais eficaz para alcançar uma distribuição de renda mais equitativa. Continuamos comprometidos em apoiar a missão crucial do Grupo de Trabalho sobre Emprego de moldar um futuro mais justo e inclusivo para todos os trabalhadores e trabalhadoras.”, explicou o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo.

A visão e os planos da África do Sul, juntamente com a entrada dos EUA na Troika, apoiarão uma colaboração mais profunda dentro do G20 sobre emprego e enfrentamento das desigualdades.

A OIT também reafirmou seu apoio às iniciativas do G20, bem como seu comprometimento e sua dedicação à justiça social.

 

Fonte: OIT

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas