Início » CONTEC reforça compromisso com justiça social no 14º Fórum Sindical do BRICS em Brasília

CONTEC reforça compromisso com justiça social no 14º Fórum Sindical do BRICS em Brasília

Confederação fez parte da organização do evento

postado Assessoria

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC) participou ativamente do 14º Fórum Sindical do BRICS, que aconteceu nos dias 23 e 24 de abril, em Brasília (DF). Organizado pelas centrais sindicais brasileiras — UGT, CSB, CUT, CTB, Força Sindical e Nova Central — e sob a coordenação da União Geral dos Trabalhadores (UGT), o Fórum reforçou o papel de protagonismo do Brasil nos debates internacionais sobre trabalho, justiça social e sustentabilidade.

Nesses dois dias, lideranças sindicais dos países que integram o bloco — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e Irã — além de delegações de nações convidadas, debateram temas como a regulação da inteligência artificial, os impactos da automação no emprego, as mudanças climáticas e os desafios da transição energética justa.

O presidente da CONTEC, secretário Internacional da UGT e coordenador desta edição do BRICS Sindical, Lourenço Prado, falou sobre a importância do diálogo, da rede permanente de solidariedade sindical internacional, para as transformações necessárias no mundo do trabalho. Além disso, Prado orientou as atividades das mesas temáticas.

“O BRICS Sindical representa a concretização da luta da classe trabalhadora em um contexto de globalização. É uma iniciativa prática que supera barreiras geográficas, linguísticas e culturais, fortalecendo a solidariedade internacional. Assumir a coordenação do Fórum justamente quando o Brasil se prepara para sediar a COP 30, em Belém — a primeira Conferência do Clima realizada na floresta amazônica — é ao mesmo tempo simbólico e estratégico. É um sinal claro de que o Brasil deseja liderar uma nova era para o planeta e para os trabalhadores”, destacou Lourenço.

Coordenação da UGT

Ricardo Patah, presidente desta edição do Fórum e da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, destacou a importância do Brasil como anfitrião de um novo ciclo de diálogo e cooperação internacional.

“Vivemos um momento de transição e de renovada esperança. Com a eleição de um governo comprometido com a cidadania, a igualdade e o diálogo, o Brasil abre os braços para os povos dos BRICS e demais países convidados”, afirmou.

Participação do MTE

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da abertura do 14º Fórum do BRICS Sindical, na quarta-feira (24), e defendeu a participação dos países do BRICS na construção de uma nova ordem multipolar.

Marinho pontuou sobre a regulação ética da IA e fortalecimento do sindicalismo.

“A inteligência artificial deve ser apropriada pela humanidade, não por poucas empresas que se enriquecerão às custas de milhões que enfrentarão dificuldades nessa transição do mercado de trabalho”, afirmou.

O ministro também fez críticas à postura adotada pelos Estados Unidos no cenário internacional, destacando especialmente a atuação do presidente norte-americano.

China critica tarifaço de Trump

Entre as falas internacionais, o vice-presidente da Federação Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU), Shanwen Jin, chamou atenção para os impactos negativos das medidas adotadas pelo presidente Donald Trump, que, segundo ele, têm causado efeitos prejudiciais em escala global.

“Vivemos um momento delicado no cenário global. As políticas protecionistas impulsionadas pelo governo Trump, como o aumento de tarifas, têm causado instabilidade e agravado os desafios enfrentados pela economia mundial”, afirmou Shanwen.

Shawen reforçou a importância da união entre os países do Brics: “Precisamos garantir que os direitos da classe trabalhadora não sejam sacrificados em nome de interesses econômicos unilaterais”.

Delegação da CONTEC

A presença da CONTEC no evento reforça seu compromisso com a defesa dos direitos laborais e a promoção de políticas que assegurem condições dignas de trabalho. A confederação acredita que a cooperação internacional é fundamental para enfrentar os desafios globais e construir um futuro mais justo e sustentável para todos os trabalhadores.

Além do presidente Lourenço, a delegação da CONTEC contou com a participação do vice-presidente e secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social da UGT, Isaú Joaquim Chacon, e da diretora de Finanças, Maria Leiza Torres.

15 º BRICS Sindical

Ao final do 14º Fórum Sindical do BRICS, os representantes aprovaram a declaração “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, que reuniu as resoluções dos países membros como base central das propostas discutidas durante o encontro. O documento reafirma o compromisso das entidades sindicais com os temas debatidos. Também foi anunciada a realização do 15º BRICS Sindical na Índia, reforçando a continuidade do diálogo e da cooperação entre as nações do bloco.

Por Leidiane Silveira

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas