Nesta segunda-feira (23), o Conselho Diretor da CONTEC realizou reunião presencial em Brasília para discutir pautas internas e definir o direcionamento das próximas ações da entidade.
Durante os debates, foi destacada a importância de iniciativas que valorizem os aspectos sociais, esportivos, educacionais e culturais em diferentes esferas como estratégia para aproximar a base sindical das atividades e lutas da categoria.
A diretoria também manifestou preocupação com o distanciamento progressivo dos trabalhadores em relação às entidades sindicais, especialmente no que diz respeito à filiação e participação nas ações coletivas. “Essa realidade, embora não seja nova, exige de nós uma resposta propositiva. Por isso, será apresentado um esboço de plano de trabalho e atuação para contribuir na reversão desse quadro, que deverá ser aprimorado com a colaboração de todos os colegas da Diretoria”, disse Lourenço Prado, presidente da CONTEC.
Outro ponto central da reunião foi a saúde dos bancários, tema que exige atenção permanente. A CONTEC anunciou as providências finais para a realização da Pesquisa Nacional sobre a Saúde dos Bancários e Bancárias. O objetivo é obter um diagnóstico preciso sobre as condições de saúde dos trabalhadores do setor financeiro e subsidiar futuras ações e reivindicações da CONTEC.
Eventos da Confederação
No calendário de eventos, foi confirmado para o dia 9 de julho de 2025 o Seminário Virtual de Assuntos Jurídicos, e está previsto para agosto de 2025, de forma presencial na Câmara dos Deputados, o Seminário de Assuntos Legislativos.
Também foi discutida a realização do próximo Encontro Nacional da CONTEC, que tem previsão de acontecer em julho de 2026, em São Paulo. No entanto, a decisão final sobre o local e a data caberá ao Conselho Consultivo da entidade.
CONTEC em Genebra
Durante a reunião, Lourenço Prado também fez um breve relato sobre sua participação como delegado oficial do Brasil na 113ª Conferência Internacional do Trabalho, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça, de 02 a 13 de junho. Ele destacou a relevância dos debates e os avanços históricos conquistados na ocasião, como a aprovação da nova Convenção e Recomendação sobre riscos biológicos no ambiente de trabalho. Além disso, ressaltou a importância das discussões sobre a transição da informalidade para a formalidade e sobre os trabalhadores de aplicativos e plataformas digitais, temas cada vez mais urgentes diante das transformações no mundo do trabalho. A presença do presidente da CONTEC nesse fórum internacional reforça o protagonismo da entidade na defesa dos direitos trabalhistas em âmbito global.
Participaram da reunião o presidente Lourenço Prado, a diretora de Finanças Leiza Torres, o secretário-geral Davi Zaia, os vice-presidentes Isaú Chacon e Edson Roberto dos Santos, além dos presidentes das Federações FEEB PR, Gladir Basso, FEEB Norte/Nordeste, José Jesus Trabulo de Sousa, FEEB AL/PE/RN, Luiz Gustavo Walfrido, e FEEB GO/TO, Sérgio Costa.
Por Leidiane Silveira