O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, participou nesta sexta-feira (15/8) da abertura da 64ª Reunião do Conselho de Representantes da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB). Com o tema “A AFBNB Rumo aos 40 anos – Defesa do BNB e dos Trabalhadores – Organização e Papel dos Representantes”, o encontro segue até sábado (16), em Salvador (BA).
Em sua fala, Lourenço enalteceu a importância da associação para o país:
“Agradeço fraternalmente o honroso convite da AFBNB para participar da 64ª reunião do seu Conselho de Representantes. A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste é uma entidade de grande credibilidade, conceito e, sobretudo, de luta.”
“As associações de funcionários — seja do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste ou de outros bancos — têm um papel fundamental. Elas possuem legitimidade para ajuizar ações e defender direitos dos trabalhadores. Cito como exemplo a associação dos aposentados do antigo Banespa, hoje Santander, que, com coragem e persistência, venceu uma ação importante sobre gratificação semestral, com valores já pagos a diversos aposentados”, disse Prado.
O presidente da CONTEC também ressaltou a relevância da AFBNB no processo constituinte, especialmente na inclusão do combate às desigualdades regionais na Constituição Federal, fruto da mobilização de trabalhadores da região Nordeste e da Amazônia.
“As associações caminham mesmo sem o imposto sindical, diferentemente dos sindicatos que, após 2017, sofreram perdas significativas. Ainda assim, o movimento social representado por essas entidades segue forte, atuando com dinamismo e compromisso”, enfatizou.
Na sequência, Prado abordou temas atuais do mundo do trabalho e sua participação na 113ª Conferência da OIT, em Genebra, no mês de junho: “Tive a honra de coordenar a bancada dos trabalhadores. Um dos temas mais relevantes foi o impacto da inteligência artificial e das economias de plataforma sobre o trabalho. Trabalhadores conectados a aplicativos globais, sem qualquer proteção social, precisam de regulamentação urgente — e esperamos que, até 2026, a OIT avance com uma convenção internacional sobre o tema.”
“No setor financeiro, vivemos uma introdução tecnológica selvagem, sem proteção ao emprego, requalificação ou segurança. Precisamos enfrentar isso com diálogo e mobilização”, alertou.
O presidente da CONTEC finalizou sua participação com desejo de sucesso à 64ª reunião do Conselho da AFBNB e afirmou: “Contem sempre com a CONTEC. Parabéns a Rita Josina Feitosa da Silva, presidente, e a todos os membros da diretoria. Estaremos ao lado de vocês no que for necessário.”
Por Leidiane Silveira
www.contec.org.br