Bogotá recebeu, entre os dias 19 e 21 de agosto, a reunião do Comitê Executivo da UNI Américas, que reuniu lideranças sindicais de todo o continente para debater democracia, direitos sociais, mundo do trabalho e solidariedade entre trabalhadores.
A CONTEC esteve representada por Leiza Torres, diretora de Finanças, Jacira Carvalho (SEEB GO/TO) e Carlos Bueno (SEEB Tupã/SP). Entre os temas discutidos estiveram a situação política e econômica nas Américas e os riscos à democracia, a construção de reformas sociais — com destaque para a apresentação de Ricardo Patah, presidente da UGT, sobre a Reforma Trabalhista e Sindical no Brasil —, além do debate sobre imigração, com exposição de Moacyr Pereira (Conascon/UGT), e a atuação das multinacionais no contexto atual, com enfoque na precarização da jornada de trabalho.
Movimento Mulher CONTEC presente em encontro continental
Na terça-feira (19), também em Bogotá, ocorreu a 27ª Reunião do Comitê de Mulheres da UNI Américas, que reuniu lideranças sindicais femininas da Argentina, México, Peru, Canadá, Estados Unidos, Colômbia, El Salvador e Costa Rica.
A CONTEC foi representada por Leiza Torres, representante do Movimento Mulher CONTEC. O encontro tratou de igualdade salarial, combate à violência doméstica e enfrentamento ao assédio, além de debater os retrocessos impostos por governos de direita em pautas de gênero, como o questionamento no Chile sobre a viabilidade do voto feminino e a proibição da linguagem inclusiva na Argentina. Também foram abordados os impactos do fascismo e da regressão democrática nos direitos das mulheres, a importância da ação coletiva em defesa do trabalho decente e da igualdade e a implementação de políticas de tolerância zero contra violência e assédio.
Por Leidiane Silveira