Início » Feeb SP/MS participa de homenagem na Alesp aos 40 anos da greve de 1985

Feeb SP/MS participa de homenagem na Alesp aos 40 anos da greve de 1985

Sessão solene destacou legado histórico da mobilização que marcou a redemocratização do país e reforçou o papel do movimento sindical bancário

postado Maria Clara

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, nesta sexta-feira (19), uma sessão solene em memória dos 40 anos da histórica greve nacional dos bancários de 1985, considerada um marco na luta pela redemocratização do país. A atividade foi conduzida pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) e reuniu lideranças sindicais de todo o Brasil.

O presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e Secretário Geral da CONTEC , David Zaia, esteve entre os homenageados da solenidade e discursou na tribuna, ressaltando a importância da unidade e da organização da categoria para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

“A greve de 1985 mostrou a força da categoria e a capacidade de transformar a realidade. Hoje, seguimos com a mesma determinação para defender os direitos dos bancários e fortalecer a democracia”, afirmou Zaia.

Também foi homenageado o diretor financeiro da Feeb SP/MS e presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, José Antônio Fernandes Paiva, em reconhecimento à sua trajetória de atuação sindical.

Conquistas lembradas

 

Na ocasião, foram destacadas as conquistas históricas alcançadas a partir da mobilização de 1985, como reajustes salariais, auxílio-creche, vale-refeição, jornada de seis horas, convenção coletiva nacional e participação nos lucros e resultados (PLR).

Dirigentes nacionais também ressaltaram que a maior herança da greve foi a consolidação da Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários, hoje com 171 cláusulas que tratam de direitos, condições de trabalho, saúde, igualdade e inclusão.

Reconhecimento à resistência

 

Ex-dirigentes e militantes que participaram da mobilização receberam homenagens simbólicas, como forma de valorizar aqueles que, mesmo sob repressão, ergueram a voz em defesa da categoria.

Para a Feeb SP/MS, o ato realizado na Alesp reforça a importância da memória coletiva e reafirma o compromisso da Federação em manter viva a luta sindical, honrando a trajetória das gerações que abriram caminhos e construindo pontes para as próximas conquistas.

por Andresa Gouvêa

Fonte: Feeb SP/MS

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas