A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec) levou à mesa de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada na manhã desta quinta-feira (25), em São Paulo, a preocupação com a saúde dos bancários.
Na ocasião, a Fenaban apresentou um balanço sobre a modernização e a evolução do sistema financeiro. Já a Contec introduziu pela primeira vez o debate sobre o papel térmico utilizado em caixas, bobinas, impressoras e terminais de atendimento. Estudos e ações judiciais já apontam a possibilidade de substâncias cancerígenas nesses materiais, o que motivou a cobrança sindical de sua imediata eliminação, caso seja confirmada a nocividade.
O presidente da Contec, Lourenço Prado, destacou que “Foram tratados pontos ligados às negociações coletivas, ações judiciais e, principalmente, os riscos do uso do papel térmico, que podem trazer doenças aos trabalhadores, especialmente aos bancários da Caixa. Esse é um tema que precisa ser enfrentado com urgência. A próxima reunião já está confirmada para o dia 8 de outubro, em Brasília, quando voltaremos a discutir essa questão e demais assuntos de interesse da categoria”, afirmou.
A Fenaban acatou a inclusão da pauta e se comprometeu a voltar a discuti-la em nova reunião marcada para 8 de outubro, às 11h, em Brasília.
O presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) e secretário-geral da Contec, David Zaia, reforçou a prioridade dada à saúde da categoria. “Uma vez comprovado que os papéis são nocivos, devem ser eliminados imediatamente”, afirmou.
Editado por CONTEC– Jéssica Alencar, com informações da FEEB SP/MS – Andresa Gouvêa.
Com informações do presidente Lourenço Prado e do secretário-geral David Zaia.
www.contec.org.br