Início » Sanae Takaichi é eleita pelo Parlamento e se torna a primeira mulher a governar o Japão

Sanae Takaichi é eleita pelo Parlamento e se torna a primeira mulher a governar o Japão

Líder conservadora assume como primeira-ministra após crise política e saída de Shigeru Ishiba

postado Assessoria

A líder conservadora Sanae Takaichi, conhecida por sua postura linha-dura contra a China, se tornou a primeira mulher a liderar o Japão nesta terça-feira, 21, após firmar um acordo de coalizão de última hora.

A política de 64 anos será a quinta pessoa a liderar o país asiático em dois anos. Ela assume um governo minoritário com uma agenda repleta de compromissos, incluindo uma visita do presidente dos EUA, Donald Trump, a Tóquio na próxima semana.

O Parlamento nomeou Takaichi, uma admiradora da britânica Margaret Thatcher, como primeira-ministra depois que ela obteve inesperadamente a maioria no primeiro turno de votação.

Ela assumirá formalmente o cargo após se encontrar com o Imperador Naruhito mais tarde.

A ex-baterista de heavy metal foi nomeada em 4 de outubro como líder do Partido Liberal Democrático (LDP), que governou o Japão quase ininterruptamente por décadas, mas se tornou cada vez mais impopular.

Seis dias depois, ela perdeu seu parceiro de coalizão, o partido minoritário Komeito, que discorda de suas posições conservadoras, e um escândalo envolvendo o financiamento do LDP.

Isso forçou Takaichi a formar uma aliança com o Partido da Inovação do Japão (PIJ), assinada na segunda-feira.

A líder conservadora prometeu “fortalecer a economia japonesa e remodelar o Japão como um país que pode ser responsável pelas gerações futuras”. /AP

Fonte: Estadão

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas