Nesta quarta-feira (27/05), representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC) participaram de reunião na Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) para analisar a atual situação econômica e financeira da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi). O encontro antecedeu a rodada de negociações realizada no período da tarde com representantes do Banco do Brasil.
Participaram da reunião, pela CONTEC, David Zaia, secretário-geral; Gilberto Vieira, diretor; e Ivanilson Luz, diretor de Negociações da FEEB GO/TO.
Durante as discussões, houve consenso entre as instituições de que a Cassi necessita de medidas imediatas para fortalecer o caixa e recompor as reservas garantidoras, atualmente abaixo do patamar mínimo exigido pela legislação.
As lideranças sindicais também destacaram que será necessária a apresentação de uma proposta concreta por parte do Banco do Brasil. Segundo avaliação dos participantes, diante da insuficiência das medidas adotadas até o momento, existe preocupação com o risco de uma eventual intervenção administrativa na Cassi.
Ao longo da reunião, as entidades solicitaram uma interrupção temporária para a realização de análise preliminar pela comissão de representantes das entidades.
Na sequência, o Banco do Brasil apresentou proposta prevendo alterações no modelo de custeio da Cassi, com a definição de fontes adicionais de financiamento, utilizando como base a folha de pagamento e criando uma nova fonte de receita para a associação.
A proposta também contempla a criação de um mecanismo para cobertura de insuficiências financeiras da Cassi, denominado “acinal”, voltado aos associados admitidos até 2018.
Entretanto, as entidades avaliaram que a proposta ainda não apresenta solução adequada para os empregados admitidos após 2018, nem para os funcionários oriundos de bancos incorporados e fundos de pensão que atualmente permanecem fora do quadro de associados.
Diante da complexidade do tema e da necessidade de aprofundamento das discussões, a comissão de negociação e o Banco do Brasil acordaram um novo calendário de reuniões: um encontro virtual nesta sexta-feira (29/5) e uma nova rodada presencial na próxima quarta-feira (3/6).
