Início » Acelerar a concretização do ODS 8: OIT defende mudanças políticas importantes no Fórum Político de Alto Nível da ONU

Acelerar a concretização do ODS 8: OIT defende mudanças políticas importantes no Fórum Político de Alto Nível da ONU

A OIT defende ações aceleradas para impulsionar o trabalho decente em evento-chave da ONU, após análise revelar que o ODS 8 continua significativamente fora do rumo

postado Luany Araújo

A Organização Internacional do Trabalho fez um apelo por investimentos urgentes em trabalho decente para acelerar o progresso em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS 8), que trata do crescimento inclusivo, do emprego e do trabalho decente para todas as pessoas.

Durante o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) das Nações Unidas deste ano e o Segmento de Alto Nível do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), em Nova Iorque, o papel da OIT na promoção da justiça social e do trabalho decente foi fortemente reafirmado. Governos e demais partes interessadas manifestaram apoio ao Acelerador Global de Empregos e Proteção Social para Transições Justas, coordenado pela OIT, e renovaram seus compromissos com os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, a proteção social e o diálogo social.

A OIT desempenhou um papel fundamental na definição da revisão temática de 2025 do ODS 8, trabalhando em estreita colaboração com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU e com parceiros do sistema das Nações Unidas. O trabalho destaca que o progresso global nessa área continua significativamente fora do rumo.

Entre os principais desafios estão a informalidade generalizada, os resultados insatisfatórios do mercado de trabalho para mulheres e jovens, e a erosão dos direitos trabalhistas. No entanto, a revisão também apontou soluções promissoras: políticas pró-emprego, proteção social universal, transições digitais e verdes justas, além de abordagens em educação, formação e emprego que evoluam de acordo com as necessidades das trabalhadoras e dos trabalhadores ao longo da vida.

O painel moderado pela OIT, intitulado “ODS 8 e suas interconexões com outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Trabalho decente e crescimento econômico”, foi um dos destaques do Fórum. Com forte participação, o debate concentrou-se em como construir mercados de trabalho mais inclusivos e resilientes. Representantes de empregadores e trabalhadores desempenharam um papel central, reforçando a importância do diálogo tripartite para o avanço do trabalho decente.

Além da sessão principal, a OIT participou ativamente de mais de uma dezena de eventos paralelos. Esses encontros abordaram temas centrais como trabalho decente, trabalho de cuidados, igualdade de gênero, produtividade e transições no mercado de trabalho.

Na sessão do Segmento de Alto Nível sobre o 80º aniversário das Nações Unidas e o papel do ECOSOC, o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, destacou a importância de alinhar os objetivos econômicos, sociais e ambientais da ONU e enfatizou que a ambição política deve resultar em mudanças concretas no mundo real.

O Fórum deste ano reafirmou que o trabalho decente é um pilar fundamental do desenvolvimento sustentável. À medida que cresce o impulso global rumo à Segunda Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social, prevista para o final deste ano, a OIT continuará trabalhando com seus parceiros para transformar compromissos em resultados concretos para as pessoas em todo o mundo.

 

Fonte:OIT

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas