Início » ANS determina que planos de saúde terão que cobrir mais dois tratamentos para câncer

ANS determina que planos de saúde terão que cobrir mais dois tratamentos para câncer

postado Assessoria

Os planos de saúde deverão garantir, a partir de agora, duas novas opções de tratamento em oncologia, uma para o câncer de ovário e outra para o de próstata. A decisão é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A olaparibe em combinação com Bevacizumabe será usada no tratamento de câncer de ovário, enquanto a darolutamida associada com docetaxel, para tratamento do câncer de próstata metastático. As duas tecnologias foram analisadas pela Cosaúde, aprovadas pela Diretoria Colegiada da ANS e publicada no Diário Oficial em Resolução Normativa 577/2023.

Além delas, a resolução também prevê a cobertura do teste genético de deficiência de recombinação homóloga. O exame é usado para identificar quais pacientes são elegíveis ao tratamento com a associação olaparibe e bevacizumabe.

Esta é a segunda atualização do rol, em 2023, que conta com terapias, exames, procedimentos e cirurgias, atendendo às doenças listadas na Classificação internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em fevereiro, a agência aprovou a incorporação de quatro tecnologias nos procedimentos obrigatórios. São elas:

  • Onasemnogeno abeparvoveque – para tratamento de pacientes pediátricos com até 6 meses de idade com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo I que estejam fora de ventilação mecânica invasiva acima de 16 horas por dia.
  • Dupilumabe – para o tratamento de pacientes adultos com dermatite atópica grave com indicação de tratamento sistêmico e que apresentem falha, intolerância ou contraindicação à ciclosporina.
  • Zanubrutinibe – para tratamento de pacientes adultos com linfoma de células do manto (LCM) que receberam pelo menos uma terapia anterior.
  • Romosozumabe – para o tratamento de mulheres com osteoporose na pós-menopausa, a partir dos 70 anos, e que falharam ao tratamento medicamentoso.

Fonte: O Globo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas