Início » Caixa sofre vazamento de dados de chaves Pix, diz BC

Caixa sofre vazamento de dados de chaves Pix, diz BC

Caixa Econômica Federal diz que já entrou em contato com os afetados

postado Luany Araújo

O Banco Central (BC) informou na noite desta sexta-feira (8) que foram vazados dados pessoais vinculados a chaves Pix que estavam sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Segundo a autarquia, o vazamento ocorreu por “falhas pontuais” nos sistemas da Caixa.

De acordo com o BC, foram vazados 644 dados cadastrais como nome de usuários, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo e da conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix e data a partir da qual o usuário tem a posse da chave Pix.

Durante o incidente, que ocorreu entre os dias 24 e 25 de setembro, não foram expostos dados sensíveis como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, escreveu a autarquia em nota.

A Caixa confirmou as informações dadas pelo BC, e afirmou que a “situação foi rapidamente identificada e corrigida pelo banco”, de modo que os clientes prejudicados já foram informados.

“O banco reafirma seu compromisso com a segurança e a privacidade dos dados de seus clientes e destaca que aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança em seus canais, produtos e serviços”, afirmou a Caixa em nota enviada à imprensa.

O BC reforça que usuários devem ficar alertas para potenciais golpes uma vez que outros meios de comunicação – como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail – não serão utilizados.

 

Fonte: CNN

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas