Início » CONTEC entrega pauta de reivindicações ao BNB em reunião realizada em Fortaleza

CONTEC entrega pauta de reivindicações ao BNB em reunião realizada em Fortaleza

postado Assessoria

Nesta quinta-feira, 10/04/2025, a CONTEC se reuniu com a direção do Banco do Nordeste, na sede da instituição, em Fortaleza, para uma reunião de negociação.

O vice-presidente da CONTEC, José Jesus Trabulo de Sousa, e os dirigentes sindicais Pedro Jaime Fernandes de Sousa e Francisco Alfredo de Assis Neto representaram as federações e sindicatos de bancários filiados à CONTEC na área de jurisdição do banco.

Durante a reunião, foi entregue a pauta de reivindicações dos funcionários do banco, contendo demandas consideradas legítimas e justas pelos representantes dos funcionários.

A expectativa é de que o banco analise com sensibilidade e responsabilidade os itens apresentados, a fim de atender às reivindicações de forma justa e equilibrada, reconhecendo o valor do trabalho desempenhado pelos seus colaboradores.

O banco recepcionou a pauta, esclarecendo que irá analisá-la e que, assim que concluída, agendará uma nova reunião para dar retorno sobre os itens pleiteados.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL

10 / ABRIL / 2025

1. Descomissionamentos – Relatos de descomissionamentos considerados arbitrários pelos trabalhadores, sem justificativa. Há casos em que o funcionário foi surpreendido pela perda de sua função mesmo diante de uma avaliação de desempenho positiva.

2. Concorrências – Há necessidade de transparência nos critérios de seleção, e questionamentos quanto à expansão da lista do número de aprovados aptos, que chegam a 20 nomes e algumas vezes a nomeação se dá para quem ficou em últimos lugares. Tal fato gera descrédito nos processos e desmotivação.

3. Convocação do cadastro reserva Concurso 2024 – Solicitar cronograma de convocação.

4. Solicitar equidade na PLR para os Analistas Bancários, pois a disparidade foi grande em relação aos cargos com função.

5. Ampliação do prazo para compensação de horas, que hoje é até o quinto dia útil do mês subsequente.

6. Melhorar rede de credenciados da CAMED nas unidades distantes da capital.

7. Solicitar que o Banco garanta a sua contribuição, pelo menos por 6 meses, na Licença Interesse Particular.

8. Solicitar a Comissão de Caixa Executivo para todos que têm investidura de caixa há mais de 10 anos.

9. Cobrar a Revisão do PCR e melhoria do Plano de Função em Comissão.

10. Solicitar a exclusão da nota 1 do Manual de Procedimentos de Gestão de pessoas 3008-09-03 – Grade de Avaliação Curricular que diz: Na Grade de Avaliação Curricular Geral e Específica, a pontuação da Experiência Profissional decorrente de substituição de função em comissão é limitada ao máximo de 120 dias por cada função em comissão substituída dentro do ano corrente. Motivo: prejudica todos os empregados que buscam crescimento profissional pelas vias normais de concorrência. Principalmente os mais novos.
11. Cobrar informações sobre as regras do PID/PDV a fim de que os funcionários interessados possam aderir.

12. Questionar a da obrigatoriedade de um aplicativo, inclusive em celulares particulares de funcionários, para a utilização da ferramenta Nordeste Eletrônico Gerencial. A exigência do uso do aparelho pessoal para a instalação do mencionado aplicativo pode ser considerada abusiva, visto que se trata de ferramenta estritamente profissional e de interesse do Banco.

13. Cobrar do Banco explicação sobre a extinção da função de Caixa em diversas agências com a conversão de vagas de Caixa Executivo, não providas, para Auxiliar de Negócios em agências.

14. Cobrar medidas de insalubridade para quem trabalha manipulando dinheiro.

15. Cobrar do Banco a observância da cláusula do ACT no que se refere à inamovibilidade dos funcionários que estão em pleno exercício como Delegado Sindical.

16. Cobrar a implementação de uma política de acolhimento e de proteção, urgente, em situação que caracteriza risco de vida aos empregados a exemplo de ameaças veladas por terceiros.

17. Há preocupação de que uma empresa venha a fazer um controle sobre os roteiros dos técnicos de campo, vinculados à célula de execução de suporte técnico(CEST) e como se dará o levantamento dessas informações e se os técnicos terão acesso a relatórios gerados pelos tablets a serem disponibilizados por essa empresa.

18. Questão do vale transporte para quem é do interior: As exigências normativas vigentes impossibilitam quem mora no interior usufruir do benefício. Não existe linha de transporte regular para emitir os comprovantes exigidos normativamente. Caso de
funcionários trabalhando desde 2016 em município limítrofe e nunca conseguiu o benefício.

19. Política de seleção de pessoas: Critérios que não privilegiam os mais qualificados numa eventual seleção. Antes, os critérios de escolha eram claros e objetivos. Atualmente está num padrão que chamamos popularmente de QI – Quem Indica.

20. Comando de Substituição da Função AUXILIAR DE NEGÓCIOS que não existe, ou seja, o funcionário que substitui exerce a função de fato com os riscos e responsabilidades inerentes à função, porém não recebe a gratificação.

21. Aumento abusivo teto de coparticipação da CAMED, subiu de 2.500,00 para 5.000,00.

22. O Banco transformou a função de GSN (gerente de suporte a negócios), que era de 8h, em AUXILIAR DE NEGÓCIOS, sem redução de salário e com redução da jornada para 6h. Na prática o Auxiliar faz a mesma coisa que um analista, pode ser usado em qualquer área do banco: Atendimento, auxiliando na tesouraria, auxiliando na área negocial.

23. Direito dos Gerentes de Negócio (GN) à jornada legal de 06 (seis) horas e o consequente pagamento, como extraordinárias, das sétimas e oitavas horas laboradas, parcelas vencidas e vincendas.

 

Informe FEEBNN – 10/04/2025 – REUNIÃO BANCO DO NORDESTE.

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas