A nova rodada de negociação entre a CONTEC e a Fenaban, realizada nesta quinta-feira (30), em São Paulo, terminou sem a apresentação de uma proposta econômica à categoria. Na mesa, a Confederação cobrou reajuste com ganho real, valorização dos pisos salariais, aumento dos vales alimentação e refeição e mudanças na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A entidade também defendeu que os bancários tenham uma fatia maior dos resultados obtidos pelos bancos.
“Mais uma negociação e, mais uma vez, os bancos não apresentaram nenhuma proposta para a categoria. Reafirmamos a importância de um ganho real de salários, da melhoria do piso salarial e dos tíquetes refeição e alimentação, porque os alimentos têm subido substancialmente”, afirmou o secretário-geral da CONTEC, David Zaia.
A rodada concluiu a análise das cláusulas apresentadas pela categoria, mas não houve avanço nas reivindicações. Segundo o presidente da CONTEC, Lourenço Prado, as próximas reuniões deverão ser mais objetivas e buscar uma definição sobre os pontos que ainda estão em aberto.
“Concluímos a análise de todas as cláusulas apresentadas à Fenaban. Entretanto, não avançamos. Debatemos e aprofundamos a discussão sobre piso salarial e Participação nos Lucros e Resultados, com a regra básica de teto e piso”, declarou.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá, Claudeci de Souza, lamentou a falta de proposta da Fenaban e afirmou que a negociação permanece difícil.
“Estávamos com a expectativa de receber algum índice para avaliar e levar ao conhecimento dos bancários. Infelizmente, as negociações continuam com muita dificuldade. Não será fácil, mas vamos continuar buscando o melhor para toda a categoria”, declarou.
Mobilização aumenta pressão
Lourenço Prado também destacou a importância das manifestações realizadas no dia 28 de julho por sindicatos, federações, bancários e bancárias de diferentes regiões do país.
“Foram várias manifestaçõ
es realizadas no país inteiro. Isso sensibiliza os empregadores para o fato de que é necessário avançar nas negociações, porque a categoria está cansada de salários defasados, da inflação alta e dos prejuízos enfrentados no dia a dia”, concluiu.
A orientação da CONTEC é para que os trabalhadores acompanhem as próximas rodadas e mantenham a mobilização. A próxima reunião está marcada para 04 de agosto, às 9h, no Hotel Laghetto Stilo São Paulo, no bairro Paraíso, na capital paulista.


