Nesta quinta-feira (23/1), começou o Curso Virtual de Negociação Coletiva da CONTEC 2025, que se estenderá até amanhã (24). As inscrições foram restritas aos dirigentes sindicais da CONTEC, Negociadores com a FENABAN, BB, CAIXA, BASA, BNB, BRB e a FENASEG (Seguros).
Durante a abertura do curso, o presidente da CONTEC, Lourenço Prado, destacou a importância da negociação coletiva e do aprimoramento dos negociadores.
“Pensamos nesse curso como uma forma de aprimorar o posicionamento dos bancários e securitários nas mesas de negociação. O nosso objetivo é desenvolver um diálogo democrático, entre trabalhadores e empregadores, com foco na luta por acordos mais justos”, enfatizou Prado.
A iniciativa simboliza o compromisso da CONTEC com a qualificação dos dirigentes sindicais da própria entidade, das Federações e dos Sindicatos de bancários e securitários.
Nesse primeiro dia, o curso contou com a presença de mais de 80 participantes. “Um número significativo para o mês de janeiro, atípico em todas as áreas. Fico feliz com a participação dos companheiros”, celebrou o presidente da CONTEC.
Extremamente elogiado, o curso foi definido pelos participantes “como mais que necessário nesse momento tão difícil de reestruturação, fechamento de agências e desemprego da categoria”.
Palestras do primeiro dia
Período da manhã
A Dra. Mariel Angeli Lopes, economista e supervisora técnica do DIEESE DF, falou sobre Negociação Coletiva – fundamentos e prática.
Mariel enfatizou a necessidade da visibilidade das negociações coletivas. A importância da imprensa sindical no desmonte do foco dado pelos empresários.
O Dr. Clóvis Renato, advogado e professor da Universidade do Estado do Ceará, promoveu uma conversa sobre Inovações na Negociação Coletiva.
Clóvis enfatizou a importância de um treinamento prévio dos negociadores. Indicando uma imersão tecnológica e ferramentas de inteligência artificial que podem ajudar na negociação.
O Dr. André Luis Grandisoli, diretor do Departamento de Relações do Trabalho/MTE, falou sobre o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).
Grandisoli esclareceu sobre as atividades do MTE ao longo dos últimos anos, as normas aplicáveis nas negociações, tirou dúvidas sobre CNES e o sistema mediador.
Período da tarde
O Dr. Adauto Duarte, diretor de Relações Institucionais, Trabalhistas e Sindicais da FENABAN, foi o responsável pela abertura da atividade à tarde e falou sobre a Visão do negociador da FENABAN.
Duarte ressaltou a importância da comunicação, da circulação das informações entre a categoria e a sociedade. Assim como a necessidade dos bancários estarem atentos aos impactos dos temas socioeconômicos e a concorrência.
O Dr. Wolnei Tadeu Ferreira, negociador CNseg/Fenaseg, fechou o dia com a Visão do negociador da FENASEG (Seguros).
Wolnei esclareceu detalhadamente como funciona a negociação no setor de seguros, os impactos da reforma trabalhista e o novo papel do setor patronal, do movimento sindical.
Os palestrantes elogiaram a CONTEC, o curso e a interação dos participantes que fizeram muitas perguntas.
PROGRAMAÇÃO 24.01.2025
- Constatação dos trabalhos e experiências vividas pelos coordenadores da CONTEC/FENABAN/FENESPIC/FENASEG (Seguros), BB, Caixa, Seguros (corretoras e fundos de pensão), Santander, Itaú-Unibanco, Bradesco, Basa e BNB.
- Avaliação do encontro e encaminhamentos à CONTEC, Federações e Sindicatos de bancários e securitários.
Por Leidiane Silveira
www.contec.org.br