Drex será uma nova moeda brasileira oficial, porém em formato digital, com o mesmo valor e aceitação do real. Regulamentado pelo Banco Central, o Drex será apenas emitido por meio de sua plataforma oficial.
Como o Drex vai funcionar?
O Drex permitirá variedades de transações bancárias seguras envolvendo ativos digitais e contratos inteligentes, disponíveis para os clientes. Esse serviço digital vai ser oferecido pelos bancos através da plataforma regulamentada pelo Banco Central para o Drex.
Para ter acesso ao Drex, vai ser necessário um banco como intermediario, esse banco vai fazer a transferência do dinheiro depositado em conta para a carteira digital Drex, para que possam ser feitas transações bancárias com ativos digitais com toda segurança.
Mais detalhes
O Drex foi um dos temas do FEBRABAN Tech 2024, essa nova proposta de moeda digital brasileira, promete revolucionar o mercado financeiro do país, é um dos temas que vem trazendo debates sobre o futuro do dinheiro programavél e das oportunidades de tokenização oferecidas para os bancos, empresas e clientes. Assim como o Pix, o Drex está sendo desenvolvido para popularizar o acesso de serviços financeiros, como crédito, seguros e investimentos, podendo trazer novas oportunidades de negócios e possibilitando o desenvolvimento de novos serviços.
A criação dessa nova moeda é uma parceria envolvendo não só o Banco Central, mas também a FEBRABAN, bancos e empresas de tecnológia. Além disso, o Drex está sendo desenvolvido com software de código aberto, trazendo uma colaboração e inovaçaõ aberta
Um dos principais desafios enfrentados na implementação do Drex, é garantir a privacidade das transações, o que tem sido um tema central nas conversas sobre CBDCs globalmente. Por isso, estão desenvolvendo o Drex com sistemas mais vigorosos para garantir segurança, atendendo às expectativas das empresas e clientes envolvido
www.contec.org.br