O Grupo de Trabalho (GT) Saúde Caixa CONTEC se reuniu na tarde desta quinta-feira, 14 de agosto de 2025, dando continuidade às discussões sobre a sustentabilidade do Saúde Caixa.
Conforme solicitado nas últimas reuniões, a Caixa apresentou dados das receitas e despesas do plano, apontando um déficit de R$ 346,3 milhões no semestre e uma projeção de déficit para o ano de 2025 que pode chegar a R$ 700 milhões.
A representação dos empregados no GT/CONTEC cobrou da Caixa o aumento da participação do banco no custeio do plano, com a retirada do teto imposto pela própria empresa em seu estatuto.
“A imposição de todo esse déficit na conta dos empregados vai significar, de um lado, a saída de um grande número de trabalhadores que não conseguiriam pagar, e de outro, o afastamento de quem deixaria o plano por ver o valor extrapolar em muito o que é praticado no mercado”, afirmou o coordenador da mesa de negociação CONTEC, Willian Louzada.
Outro ponto levantado foi a cobrança para que a Caixa assuma o custo das decisões judiciais provenientes de procedimentos autorizados, quando estes não estão previstos no Saúde Caixa.
“Uma decisão judicial não pode comprometer os empregados, mas sim a empresa”, destacou Marcelo Pizzo, representante da FEEB Minas Gerais.
Também foi cobrado da Caixa esclarecimentos sobre a base de cálculo para aplicação dos 6,5%, considerando os benefícios e os valores teóricos na aposentadoria, especialmente no caso dos empregados que sacaram o saldo do novo plano, uma vez que esse parâmetro também serve de base para a mensalidade.
Todas as informações recebidas da Caixa estão sendo avaliadas pela consultoria atuarial contratada pelas entidades, que dará suporte técnico às análises e projeções sobre os números do plano de saúde.
“Esperamos que, nas próximas reuniões que acontecerão em setembro, a Caixa apresente propostas que contemplem o aumento de sua participação no custeio do plano, de forma que não se penalizem ainda mais os empregados e aposentados, que já se encontram sufocados com o custo atual”, concluiu Willian Louzada.
Fonte: Coordenação da Comissão de Negociação CONTEC/CAIXA