A votação ocorreu no 5º Congresso Mundial da ITUC em Melbourne, Austrália – o parlamento global dos trabalhadores, onde cerca de 1.000 sindicalistas de mais de 120 países se reuniram para definir a agenda global para os sindicatos.
Após sua eleição, Luca Visentini disse: “Sinto-me incrivelmente orgulhoso de ter esta oportunidade de liderar a CSI e de representar a voz dos trabalhadores no cenário mundial. Obrigado por depositar sua confiança em mim.”
“Presto homenagem a Sharan Burrow por sua incrível liderança na ITUC. Suas realizações, juntamente com sua incrível equipe, falam por si e ela construiu uma organização forte e respeitada que é verdadeiramente a voz global dos trabalhadores.”
“Mas percebo que este é um momento historicamente difícil para os trabalhadores. O mundo está à beira de uma crise econômica e os trabalhadores estão na linha de frente disso. Muitas pessoas já estão vivendo as consequências.”
“A paz e a democracia estão ameaçadas e os movimentos emergentes de extrema direita estão colocando em risco os direitos humanos, dos trabalhadores e dos sindicatos.”
“Mas nós sabemos o que é necessário. A CSI liderará a chamada para um novo modelo econômico baseado em um novo contrato social. Queremos empregos amigos do clima, direitos dos trabalhadores, salários justos, proteção social, igualdade e inclusão. Isso deve estar no centro dos planos de todos os governos.”
“Trata-se de justiça social, paz e sobrevivência, e não vou descansar lutando por isso para os trabalhadores. Defender condições justas de vida e trabalho para todas as pessoas é a melhor forma de construir a democracia e a paz em todo o mundo.”
Luca Visentini é atualmente o Secretário Geral da CES .
Fonte: ITUC
www.contec.org.br