O Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento foi celebrado no dia 24 de outubro e aproveitamos para ressaltar o papel dos dados trabalhistas na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Organização Internacional do Trabalho (OIT), responsável por 14 indicadores essenciais do ODS, contribui ativamente para o progresso global, apoiando políticas voltadas para inclusão econômica, proteção social, direitos trabalhistas e igualdade de gênero. Com dados detalhados e de alta qualidade, a OIT ajuda a monitorar e orientar decisões políticas que impactam diretamente o bem-estar e as condições de trabalho ao redor do mundo.
Por meio do ILOSTAT, seu portal de estatísticas trabalhistas, a OIT disponibiliza informações abrangentes sobre uma variedade de temas, como emprego, saúde e segurança ocupacional, e igualdade de gênero. Esses dados são fundamentais para que governos e organizações identifiquem áreas prioritárias de intervenção, como emprego informal, trabalho infantil e inclusão social, promovendo um crescimento económico mais justo e sustentável. Além disso, o ILOSTAT permite uma análise detalhada das tendências globais e regionais, facilitando a comparação e a cooperação internacional para alcançar os ODS.
Enquanto o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) é central para a missão da OIT, os dados trabalhistas apoiam outros ODS importantes, incluindo o ODS 1 (Erradicação da Pobreza), o ODS 5 (Igualdade de Gênero), e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). À medida que 2030 se aproxima, a OIT se compromete a fortalecer as capacidades de coleta de dados em países parceiros, promovendo um monitoramento eficaz e incentivando políticas que garantam um trabalho decente para todos.
Leia a matéria completa através do link: ilostat.org
www.contec.org.br