Início » Qual a diferença entre Imposto de Renda e imposto sobre grandes fortunas?

Qual a diferença entre Imposto de Renda e imposto sobre grandes fortunas?

No programa ‘Não vou passar raiva sozinha’ desta semana, a colunista mostra como são calculados os dois impostos

postado Maria Clara

Qual a diferença entre Imposto de Renda e imposto sobre grandes fortunas? A Duquesa de Tax explica

Você sabe qual é a diferença entre Imposto de Renda (IR) e imposto sobre grandes fortunas? Para quem pensa que é a mesma coisa, engana-se. No programa ‘Não vou passar raiva sozinha’ desta semana, a colunista do Estadão, Maria Carolina Gontijo, a Duquesa de Tax, explica a diferença entre os dois impostos (veja conteúdo completo).

Para começar, afirma ela, vale destacar que renda é aquilo que você ganha e riqueza, o que você acumula. A base de cálculo dos dois impostos é muito diferente. “O IR incide sobre o aumento da riqueza durante o ano, ou seja, tudo aquilo que a pessoa ganhou nesse período, como salário, juros, aluguel. Já o imposto sobre grandes fortunas incide sobre o estoque de riqueza, ou seja, tudo que aquela pessoa tem.”

Mas ai começa o “salseiro”, diz a Duquesa de Tax. “De cara, a gente já tem uma pergunta básica: tudo que possui menos aquilo que ela deve? E se tiver espalhado em nome de familiar? E quanto é uma grande fortuna?”

O IR sobre ganho de capital só é cobrado quando você vende o ativo e realiza o lucro. Vendeu, ganhou, pagou, explica a colunista. O imposto sobre grandes fortunas seria cobrado anualmente, mesmo sem ter vendido nada. “O valor de mercado vai mudando e o imposto é cobrado em cima dessa valorização acumulada, mesmo que ela não tenha virado dinheiro ainda.”

Ela explica que, se o imposto sobre o patrimônio, por exemplo, for de 5% e esse patrimônio valorizou 5%, o retorno líquido foi zero, ou seja, o governo ficou com tudo? “Isso pode significar o quê? Menos capital disponível para investir, menos geração de renda e até uma erosão da base tributável.”

 

Programa

Todas as quintas-feiras, às 9h30, a Duquesa de Tax faz reacts (comentários sobre outros vídeos ou entrevistas) do noticiário econômico no Estadão. Além disso, tem o programa semanal Não vou passar raiva sozinha. Os vídeos inéditos vão ao ar sempre às segundas-feiras, às 9h30, para assinantes do Estadão. Cortes do programa são distribuídos ao longo da semana nas redes sociais e na Rádio Eldorado. A atração também tem uma versão em podcast.

FonteEstadão

Por Redação

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas