A partir desta terça-feira (7), o presidente da Contec (Confederação Nacional dos Bancários), Lourenço Ferreira do Prado, e o diretor para Assuntos Legislativos da entidade, Gladir Basso, que é também presidente da Federação do Paraná (Feeb-PR), juntamente com a diretora executiva da Contec, Ana Paula Guedes, estarão realizando várias incursões no Congresso Nacional, onde manterão contatos com deputados e senadores. O tema em pauta é o projeto que vem sendo defendido por centrais sindicais, que tira a representatividade de sindicatos, federações e confederações de trabalhadores no País.
Lourenço Prado e Gladir Basso afirmam, sobre esse projeto, que “não vamos permitir que as centrais sindicais tentem ocupar espaços dos sindicatos, das federações e confederações”. Também não admitimos que haja uma interferência das centrais diretamente nas entidades sindicais, até porque, quem deve continuar negociando são os sindicatos, as federações e confederações, que conhecem a realidade, os problemas e as reivindicações de suas bases”.
Ainda no âmbito do movimento sindical trabalhista, outro assunto que a Contec estará tratando com os congressistas, em Brasília, é o projeto de lei 5552, de 2019, de autoria do deputado federal Lincoln Portela, do Partido Liberal, que prevê a manutenção da unicidade sindical, o custeio para entidades sindicais e defende a pluralidade para centrais sindicais e mantém a unicidade para sindicatos, federações e confederações de trabalhadores.
Fonte: FEEB-PR
www.contec.org.br