Início » CONGRESSO DA UGT: GLADIR CRITICA PROJETO DAS CENTRAIS QUE TIRA REPRESENTATIVIDADE DOS SINDICATOS

CONGRESSO DA UGT: GLADIR CRITICA PROJETO DAS CENTRAIS QUE TIRA REPRESENTATIVIDADE DOS SINDICATOS

postado Assessoria Igor

O presidente da Federação dos Bancários do Paraná (Feeb-PR), Gladir Basso, fez veementes críticas à proposta das centrais sindicais que tira a representatividade dos sindicatos, das federações e confederações de trabalhadores no País. Gladir se posicionou neste sentido ao participar da quinta edição do Congresso Estadual da UGT/Paraná, realizado semana passada, em Foz do Iguaçu.

Falando em nome do presidente da Confederação Nacional dos Bancários (Contec), Lourenço Ferreira do Prado, e como presidente da Federação do Paraná (Feeb-PR), Gladir – que também é presidente do Sindicato de Cascavel – disse que “temos muitas contrariedades em relação ao projeto apresentado pelas centrais sindicais”,

Ponderando que “vamos ampliar a discussão sobre este tema”, Gladir afirmou que “os sindicatos, a Federação do Paraná e a Contec são a favor da unicidade sindical, da volta das homologações das ações nos sindicatos, de estabelecer um custeio das entidades sindicais e são a favor, também, da volta da ultratividade, da unicidade sindical para sindicatos, federações e confederações, e defendemos a pluralidade sindical para as centrais sindicais, já que elas atuam para discutir temas nacionais”.

O dirigente bancário paranaense frisou ainda que “não vamos permitir que as centrais sindicais tentem ocupar espaços dos sindicatos, das federações e confederações”. Acrescentou que “também não admitimos que haja uma interferência das centrais diretamente nas entidades sindicais, até porque, quem deve continuar negociando, são os sindicatos, as federações e confederações, que conhecem a realidade, os problemas e as reivindicações de suas bases”. Neste sentido, defendeu Gladir que as centrais sindicais devem discutir junto com os sindicatos, federações e confederações, temas como aumento real do salário mínimo, tabela do Imposto de Renda e outros projetos nacionais. “Então, as centrais sindicais não podem tentar substituir ou negociar no lugar dos sindicatos, das federações e confederações”.

O CONGRESSO
O V Congresso Estadual da UGT/PR reuniu 312 delegados e delegadas de várias categorias filiadas à Central no Estado, com a presença do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, além da participação de dirigentes de outros estados e de representantes da CUT, Força Sindical, SEIU e Dieese.

Sob o título “Trabalho, União e Democracia”, vários palestrantes abordaram temas de relevância ao movimento sindical e ao mundo do trabalho, entre eles o doutor Alberto Emiliano, procurador do MPT.

Ricardo Patah falou sobre a proposta de reforma trabalhista e sindical que está sendo elaborada pelas centrais sindicais, e que precisa da colaboração das entidades, com ideias que possam avançar no Congresso Nacional. “Se o movimento sindical não tiver a compreensão da necessidade de construirmos uma proposta palatável, infelizmente não teremos êxito”.

MANASSÉS ASSUME UGT/PR
Ainda na abertura, Paulo Rossi agradeceu a cada dirigente e a cada entidade pelo apoio durante 15 anos à frente da UGT no Paraná. E ao final do evento foi eleita a nova direção estadual, sendo que por unanimidade dos presentes foi escolhido o sindicalista Manassés Oliveira, para presidir a UGT no Paraná.

Já empossado, Manassés agradeceu e falou a todos sobre a responsabilidade em assumir a central e os desafios em defesa e na conquista dos direitos da classe trabalhadora. “Saibam que eu e toda essa diretoria eleita faremos o melhor para os nossos representados, e que a UGT seja uma central inovadora, ética e cidadã”.

Durante o evento, aconteceu também a exposição de fotos “17 ODS para um mundo melhor”.

Fonte: FEEB-PR

www.contec.org.br

1 comentário

Claudecir 6 de março de 2023 - 12:28

O Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, faz sua, as palavras do Presidente Gladir. A quem interessa essa “reforma sindical” que apareceu do nada, sem discussão nas bases e, que desagradou quase que, em sua totalidade o movimento sindical?? É necessário fazer mudanças principalmente em relação ao custeio, ultratividade, homologações no Sindicado, autonomia, valorização do dirigente sindical etc. Respeitando o sistema confederativo que nos conduziu até hoje pelos caminhos do mundo do trabalho!!

Responder

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas