O primeiro tema tratado foi a triste realidade que os empregados vêm enfrentando no atendimento ao Saúde Caixa. Para as entidades a Caixa que tem a gestão do plano não prioriza o bom atendimento que os empregados tanto necessitam. Durante o GT Saúde foram apontados vários pontos cruciais para que a Caixa ofereça melhores condições para os beneficiários com o consentimento da empresa. Porém, até agora nada mudou e parece até ter piorado quando os empregados procuram por serviços e autorizações para procedimentos junto ao plano. Dentre as reclamações foram citados falta de credenciados, credenciados na relação que já pediram a exclusão, cobranças indevidas e sem tempestividade nos acertos, Demora nas liberações de autorizações.
A Caixa foi advertida que as entidades têm se esforçado ao máximo para interagir com a empresa na busca de melhores resultados de forma a evitar reclamações junto a ANS, o que provocaria multas e outras consequências ao plano. A Caixa alegou que passa por reformulação de sistemas e que entende a dificuldade do momento. Informou que está limpando a base de descredenciados ainda no sistema e estará implementando um aplicativo que trará melhoras no controle e acompanhamento dos procedimentos com um novo cartão, e num segundo momento outro aplicativo que irá melhorar as autorizações.
Os representantes alegaram falta interação do sistema com os beneficiários dificultando o acesso às informações e pediram por um sistema de fácil interação, sugerindo o envio de SMS quando da autorização de procedimentos de forma que o usuário tenha controle daquilo que realmente solicitou. A Caixa informou que num segundo momento as informações serão repassadas por meio do Aplicativo Saúde Caixa, que não há custo para o plano, enquanto que SMS gera custo.
Promoção por mérito
A Comissão Caixa Contec solicitou informações à Caixa sobre o pagamento dos deltas a título de promoção por mérito relativo ao ano de 2021. Para a representação dos empregados a Caixa contraria as regras quando propõe um novo modelo estando o período de apuração já em curso e com regras que sequer foram construídas com os empregados e as entidades sindicais, que é o caso do GDP – Gestão de Desempenho de Pessoas. Para os membros da mesa o GDP penaliza o empregado mesmo que tenha produzido e traz consigo a gestão do medo e ameaças e não traz confiança no processo com cobranças aleatórias e infundadas de metas sobre metas e muitas vezes planejadas de última hora não oferecendo oportunidade para que se tenha um bom planejamento pelo gestor e sua equipe. Com isto, a recusa de diálogo pela Caixa junto às entidades representativas acaba gerando resultados desastrosos diante das diretrizes construídas numa só via, sem dar ouvidos àqueles que dia a dia são os reais protagonistas da empresa.
Para os empregados a Caixa não pode desconsiderar a importância da frequência ao trabalho, dos cursos realizados em vista de um investimento importante como o Universidade Caixa, da realização do PCMSO dentre os fatores importantes para se levar em consideração na pontuação.
A Caixa informou que vai agendar nova reunião em mesa de negociação para tratar do assunto promoção por mérito com as explicações e justificativas e que fará uma avaliação de tudo o que foi pontuado. Quando questionada sobre o bônus caixa, informou que será divulgado informações no mês de janeiro, quando esperamos que os critérios tenham mais justiça com todos os empregados.
Com relação a quebra de caixa , considerando que muitos empregados já estão recebendo esta rubrica mensalmente e já tiveram seus acertos retroativos, e de forma a alcançar a todos os empregados que realizam a mesma tarefa , os representantes pediram a Caixa que avalie a implementação deste direito a todos os empregados que exercem estas funções. A Caixa irá avaliar a solicitação quanto a possíveis acordos extrajudiciais e também via processos já em andamento e apresentará em mesa uma proposta a ser discutida.
A representação dos empregados cobrou da Caixa urgência na contratação de pessoal, especialmente quanto aos vigilantes e atendentes, diante do aumento de serviços das agências com a pandemia e o retorno gradual da normalidade. Muitos foram os exemplos dados como superlotação de clientes dentro e fora das agências sem distanciamento, sistemas lentos, a falta de solução, já cobrado em reuniões anteriores sobre a prova de vida , que para os empregados pode ser fruto de diálogo com a administração pública para que outros órgãos também realizem este serviço, sem a necessidade de provocar um acúmulo nas unidades da caixa.
Foi reportada à Caixa a quantidade de reclamações dos empregados quanto a demora para logar no sistema de ponto. A Caixa informou que têm conhecimento deste fato e que recentemente implantou o rede caixa simplificado com novo ícone que melhora o acesso ao sipon, autoatendimento e agrega consulta ao 5.12, pedindo que as entidades acompanhem junto aos empregados os resultados.
Nova reunião será agendada para apresentação do formato da promoção por mérito, bem como para tratar de assuntos relevantes que ocorrem no dia a dia dos empregados.
DIRETORIA DA CONTEC – COMISSÃO NEGOCIAÇÃO CAIXA