Início » Trump ordena saída dos EUA de mais de 60 organizações internacionais

Trump ordena saída dos EUA de mais de 60 organizações internacionais

Deste total, mais de 31 entidades são vinculadas à ONU. Republicano já havia removido os EUA de órgãos multilaterais, como a OMS, em sua primeira passagem pela Casa Branca.

postado Maria Clara

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (7) uma proclamação retirando os Estados Unidos de 35 organizações não pertencentes às Nações Unidas e de 31 entidades da ONU. Confira a lista completa divulgada pela Casa Branca, ao final desta reportagem.

Segundo um comunicado da Casa Branca, a saída dos organismos ocorre porque, segundo Washington, eles “operam contrariamente aos interesses nacionais dos EUA”.

A maioria dos alvos são agências, comissões e painéis consultivos ligados à ONU que se concentram em questões climáticas, trabalhistas e outras que o governo Trump classificou como voltadas para iniciativas de diversidade e “woke”.

Entre elas, estão: Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres); Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC); Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD); Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)

O governo Trump já havia suspendido o apoio a agências como a Organização Mundial da Saúde, a UNRWA (Agência das Nações Unidas para a Refugiados da Palestina), o Conselho de Direitos Humanos da ONU e a UNESCO (Agência das Nações Unidas para a Cultura)

O republicano passou a adotar uma abordagem mais seletiva para o pagamento de suas contribuições à ONU, escolhendo quais operações e agências considera alinhadas à agenda de Trump e quais não servem mais aos interesses dos EUA.

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas