Início » 13 de maio – Dia da Abolição da Escravatura no Brasil

13 de maio – Dia da Abolição da Escravatura no Brasil

postado Assessoria Igor

Neste 13 de maio, rememoramos um marco histórico: a assinatura da Lei Áurea, pela princesa regente do Império, Isabel. De maneira oficial, estava sacramentada então, a Abolição da Escravidão no Brasil. Mas, diferente do que é contado nos livros de história, essa iniciativa se deu por pressão de grupos étnicos em diversas regiões do país. Foram anos de reivindicação por leis mais eficazes no combate a escravidão. O Brasil, foi o último país do mundo a abolir a escravidão, como forma de política.

No entanto, a abolição da escravatura foi feita apenas no papel, sem direitos atribuídos a antigos escravizados e nem políticas voltadas para a reintegração social e monetária daquele povo. Afinal, o racismo e a exploração racial, ainda persistem em nossa sociedade, como uma das principais formas discriminatórias. 

Desta forma, é fundamental que continuemos vigilantes e engajados contra o racismo, de forma ativa na luta antirracista. É preciso que a luta seja construída em conjunto, em busca de uma sociedade verdadeiramente justa, não excludente e socialmente forte. Onde todos tenham oportunidades iguais, independentemente de sua origem ou cor de pele.

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas