Início » 16 de Março – Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas

16 de Março – Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas

postado Assessoria Igor

O dia 16 de março é considerado o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, uma data de grande importância para o cenário atual. Neste dia, são promovidos eventos, debates e discussões, a fim de encontrar soluções para estimular a conscientização das medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros, inspirar mudanças de atitudes e promover iniciativas para estimular a responsabilidade ambiental.

As mudanças climáticas são as alterações que ocorrem a longo prazo nos padrões climáticos do planeta, esse tema é frequentemente tratado em reuniões da ONU, pelos governos e também por órgãos globais.  Elas podem ser provocadas por causas naturais ou por ações humanas que resultam nestas devastações. Os efeitos e as causas dessas mudanças são sentidos diariamente pelo aumento da temperatura média global, causando calor extremo, tornando a água mais escassa em algumas regiões. Além disso, contribui para a redução da fauna e flora, resultando ainda na extinção de espécies.

De acordo com as Nações Unidas, algumas ações podem ajudar a limitar as mudanças climáticas, com pequenas práticas diárias. “Todos podem ajudar a limitar as mudanças climáticas. Nós podemos fazer a diferença por meio da forma que nos locomovemos, do tipo de fonte energética que usamos e da comida que comemos.” como mostra o site oficial da organização. Entre as medidas estão: economizar energia elétrica, não desperdiçar alimentos, optar por modais de transporte mais sustentáveis, além da reciclagem e preservação da biodiversidade.

As empresas precisam desempenhar um papel mais significativo e participativo na luta contra as mudanças climáticas. Elas devem buscar adaptar suas práticas e operações para reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade. Algumas medidas incluem a implementação de tecnologias mais limpas, a redução das emissões de carbono, o investimento em fontes de energia renovável, a promoção do uso eficiente de recursos e a colaboração com outras entidades para desenvolver soluções inovadoras.

Por Alane Faleiro

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas