Início » 17 de maio: Dia Internacional Contra Homofobia

17 de maio: Dia Internacional Contra Homofobia

postado Assessoria Igor

Celebrado no dia 17 de maio, o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia foi estabelecido em 2004,  com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a violência, a discriminação e as exclusões sofridas por toda a população LGBTQIA+. Inclusive, incluindo todas as orientações sexuais e identidades de gêneros.

Foi nessa data, em 1990, que a Organização Mundial da Saúde deixou de classificar a homossexualidade como uma patologia. A decisão foi tomada após anos de repressão e luta de ativistas do movimento. Apesar disso, as pessoas trans só foram reconhecidas recentemente. Até 2018, a OMS classificava a transexualidade como transtorno mental. No ano seguinte, em 2019, o STF equiparou a Homofobia e a Transfobia ao crime de racismo. Considerado um marco histórico na defesa de direitos e no combate à violência de gênero.

O desafio agora, é aplicar as decisões no dia dia. De acordo com o Observatório das Desigualdades, são diversas dificuldades enfrentadas, desde acessar os dados e a legislação até o combate à violência. Logo, entender em que medida há maior ou menor aceitação das pessoas LGBTQIA+ e onde se situam as maiores propensões ao preconceito e à discriminação. Sobretudo, em postos de trabalho e convívio social.

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas