O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza foi criado em virtude do dia 17 de outubro de 1987, quando mais de cem mil pessoas prestaram homenagem em Paris às vítimas da pobreza extrema, violência e da fome.
De acordo com o conceito governamental, a pobreza é quando uma pessoa ou uma família não consegue ganhar o suficiente para cobrir suas necessidades básicas, como comida, educação e saúde. Isso pode levar a situações de fome, dificuldades para estudar, discriminação e exclusão social.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um futuro sustentável vai muito além de políticas temporárias; é necessário intensificar esforços para erradicar a extrema pobreza e combater a discriminação em todas as suas formas. Isso significa garantir que cada pessoa tenha acesso a oportunidades e recursos para viver dignamente. Todos devem exercer plenamente seus direitos fundamentais, como educação, saúde e participação ativa na sociedade.
Além da importância em nível internacional, com destaque na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a erradicação da pobreza deve também ser uma prioridade em nossas regiões e em nosso país.
www.contec.org.br