O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre as prevenções e cuidados para não se infectar com o vírus. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser positivo para o vírus não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.
A doença não mata por si só, mas sim por causar um grande impacto no sistema imunológico. O paciente fica exposto à doenças debilitantes e fortes como a pneumonia. Por isso, nesse 1ºde dezembro, informe-se e ajude a propagar os cuidados da população com o vírus. Prevenir é sempre o melhor caminho para uma vida longa, feliz e acima de tudo saudável.