Início » Federação dos Bancários do Paraná retoma filiação ao Dieese

Federação dos Bancários do Paraná retoma filiação ao Dieese

postado Assessoria Renata
269 visualizações

Em reunião ampliada realizada esta semana, os Conselhos Consultivo e de Representantes da Federação dos Bancários do Estado do Paraná (Feeb-PR), juntamente com dirigentes dos sindicatos filiados, aprovaram a filiação da entidade ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). “É uma decisão importante e que representa a retomada da parceria entre a Feeb-PR e o Dieese após alguns anos”, frisou Gladir Basso, presidente da Federação e do Sindicato de Cascavel.

Gladir também enalteceu a importância de ter o apoio do Dieese na constante defesa dos direitos da categoria bancária. “O trabalho desenvolvido pelo Dieese contribui com as negociações e ações do movimento sindical. Sabemos do papel importantíssimo desempenhado por este Departamento e com esta união deixamos o movimento sindical e a categoria bancária ainda mais fortalecida”, frisou Gladir.

O DIEESE
O Dieese atua em temas relacionados ao mundo do trabalho e às políticas públicas; assessora e subsidia entidades em relação ao processo de negociação coletiva. Os principais serviços oferecidos são:
– Assessoria presencial às entidades sindicais nas mesas de negociação com entidades patronais, empresas e governos;
– Estudos salariais e simulações;
– Participação em eventos (assembleias e reuniões);
– Análise de políticas econômicas, de desempenho de empresas ou de setores, perfil dos trabalhadores, conjuntura econômica, perdas salariais e outras;
– Acompanhamento e análise do processo orçamentário público;
– Alocação de equipe dentro das entidades sindicais, para executar plano de trabalho específico para essas instituições, em unidades chamadas subseções;
– Preparação e planejamento de campanha salarial e do processo de negociação coletiva público e privado.

Os técnicos do Dieese participam de aproximadamente 1.000 rodadas de negociação por ano. Também assessora as entidades sindicais em inúmeros fóruns nacionais e internacionais, nos quais são debatidos os mais diversos assuntos socioeconômicos de interesse dos trabalhadores.
Por meio da área de assessoria, o DIEESE disponibiliza técnicos para trabalhar dentro das entidades sindicais, se houver demanda.

Desde a fundação, o Dieese realiza pesquisas que disponibilizam informações sobre salários, custo de vida, mercado de trabalho, perfis de categorias profissionais e de setores, greves, perfil socioeconômico dos trabalhadores, acordos e convenções coletivas, entre outros. Alguns desses levantamentos são regulares, outros são especiais, desenvolvidos por demanda de entidades sindicais ou parceiras.

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas