O Dia Mundial da Meteorologia é celebrado no dia 23 de março, desde 1951. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas e passou a ser comemorada após a criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 23 de março de 1950, para destacar o trabalho feito em prol do meio ambiente e da sociedade. A meteorologia estuda os processos físicos que governam o comportamento da atmosfera e as interações entre seus fenômenos e a superfície da Terra. A importância desses estudos tem crescido muito por conta do aquecimento global e das mudanças climáticas.
De acordo com o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o oceano, que cobre 70% da superfície da Terra, foi responsável por absorver 91% do aquecimento do planeta, ou seja, do excesso de energia na forma de calor acumulado na atmosfera provocada pelos gases de efeito estufa. A temperatura média global já aumentou 1,1ºC comparado aos níveis pré-industriais. Porém, os sistemas naturais apresentam limitações tanto para absorver carbono excedente da atmosfera quanto vulnerabilidades aos efeitos da mudança do clima.
A OMM desempenha um importante papel em fornecer conhecimentos sobre como a Terra se comporta, sobre as ações prejudiciais em relação ao oceano e como isso têm impactado no clima na disponibilidade de água, estabelecendo diretrizes para entender e prever as mudanças climáticas de forma mais eficiente.
Por tudo isso, é importante procurar entender o funcionamento global da atmosfera, tão fundamental para o desenvolvimento das atividades humanas. A CONTEC segue atenta às discussões que giram em torno da preservação e da promoção de políticas públicas voltadas à conservação do meio ambiente.
www.contec.org.br