Início » 4 em cada 10 famílias brasileiras não conseguiram pagar todas as contas entre abril e junho

4 em cada 10 famílias brasileiras não conseguiram pagar todas as contas entre abril e junho

postado Assessoria Igor

86% das famílias ouvidas pela pesquisa Consumer Pulse pretendem mudar o que e quanto compram por causa da inflação.

Enquanto 8 em cada 10 famílias brasileiras se preocuparam com sua capacidade de pagar contas e empréstimos integralmente, 41% de fato não conseguiram arcar com todas as dívidas e contas e deixaram pelo menos um compromisso financeiro para trás. A fatura do cartão de crédito foi o que mais preocupou os entrevistados.

Os dados são referentes ao segundo trimestre do ano, entre abril e junho, e foram colhidos pela pesquisa Consumer Pulse, feita pela empresa de informações TransUnion.

Entre os entrevistados, 79% se disseram preocupadas com o impacto da inflação em suas vidas financeiras. E um pouco mais, 86%, pretendiam mudar o que e quanto compram por causa disso.

Além do aumento dos preços, muitas famílias sofreram perda de renda no último trimestre. Quase 4 em cada 10 lares passaram a ter menos dinheiro do que tinham, principalmente por perdas de emprego ou redução de salário.

Os brasileiros ficaram preocupados com a subida quase ininterrupta dos preços e não sabiam o que esperar do futuro. Antes de julho, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve queda de 0,68% em julho, o Brasil havia vivido 25 meses seguidos de alta de preços. Apesar da trégua no mês passado, já são 11 meses seguidos com a inflação anual rodando acima dos dois dígitos.

Fonte:G1

www.contec.org.br

image_pdfimage_print

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas