Nesta quarta-feira, 23 de outubro de 2024, teve início o 40º Encontro Nacional dos Securitários, realizado em Natal, Rio Grande do Norte. O evento tem como objetivo principal debater e preparar a pauta da Convenção Coletiva de Trabalho 2025 entre a FENESPIC e a FENASEG.
A abertura oficial ocorreu às 9h e contou com a presença do presidente da CONTEC, Dr. Lourenço Prado, acompanhado pela diretoria da confederação, composta por oito dirigentes. O presidente ressaltou a importância do encontro para a categoria dos securitários e para o movimento sindical.
“Os securitários são uma categoria fundamental para a CONTEC. Esperamos que esta campanha salarial de 2025 seja marcada por conquistas significativas para os trabalhadores dos setores de seguros, resseguros, corretoras de seguros, previdência fechada e aberta, e mercado de capitais.” – Lourenço Ferreira do Prado, presidente da CONTEC
Lourenço Prado também enfatizou o papel relevante da Federação Nacional dos Securitários e sua liderança sob o comando do companheiro Isaú Joaquim Chacon, destacando o comprometimento da entidade na defesa dos interesses da categoria.
“Esta negociação coletiva é de grande relevância, pois espelha os anseios e os desejos dos trabalhadores da área de seguros e, consequentemente, colaborar também com os acordos que fazemos para o mercado de capitais, previdência aberta e fechada, trabalhadores de corretoras de seguros, autogestão, resseguro, uma gama de segmentos vinculados aos sindicatos dos securitários, que serão beneficiados de alguma forma as negociações coletivas do mercado de seguros. Temos a certeza de que podemos conquistar benefícios importantes, como o reajuste pelo INPC acrescido de aumento real, aumento do vale-refeição, vale alimentação, auxílio creche, seguro de vida, plano de saúde, entre outros benefícios inerentes a uma boa norma coletiva. Não é uma convenção qualquer, mas uma convenção com mais de 50 cláusulas, todas em benefício dos trabalhadores securitários. É muito importante o que estamos fazendo aqui. Obrigado a todos.” — Isaú Joaquim Chacon, presidente da FENESPIC.
Participam do evento representantes dos 29 sindicatos filiados à FENESPIC, tanto presencialmente quanto virtualmente. Ao longo dos dois dias, os participantes estão discutindo temas como reajuste salarial, benefícios para a categoria e novos direitos a serem contemplados na Convenção Coletiva de Trabalho 2025.
Principais Reivindicações em debate
Entre os pontos discutidos no encontro, destaca-se o reajuste salarial , com o reajuste pelo INPC acrescido de ganho real, além da atualização dos pisos salariais para diversas funções, como técnicos de seguros e trabalhadores de call centers .
Os benefícios também são foco das discussões, com reajuste do vale-refeição e alimentação, manutenção do auxílio transporte , e o auxílio creche e babá para filhos de até 5 anos e 11 meses. Outro tema é a obrigatoriedade de seguro de vida, garantindo maior proteção financeira para os trabalhadores e suas famílias.
A valorização do trabalho está presente na solicitação de pagamento de horas extras com acréscimos de 60% para as duas primeiras horas e 70% para os excedentes.
Inovações e Expectativas
O encontro debate a formalização do teletrabalho, com regras claras, garantindo o direito à desconexão e fornecimento de equipamentos. Outra inovação é o compromisso de repúdio à violência doméstica e familiar contra a mulher, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e inclusivo.
Além disso, discuta-se o auxílio cuidador para trabalhadores com deficiência, e a ampliação da licença-maternidade e paternidade para empresas que aderirem ao Programa Empresa Cidadã, garantindo mais tempo com a família.
Por fim, a estabilidade pré-aposentadoria está em debate para proteger os trabalhadores futuros de se aposentar, garantindo segurança e tranquilidade nesse período.
Com as pautas ainda em debate e muitos avanços significativos sendo discutidos, o 40º Encontro Nacional dos Securitários promete consolidar com um conjunto de propostas que garantem melhores condições de trabalho e novos direitos para os securitários em todo o país. O evento, que termina amanhã, 24 de outubro, gerou grandes expectativas quanto aos resultados que beneficiarão a categoria.