Início » 5 de Setembro – Dia Internacional da Mulher Indígena

5 de Setembro – Dia Internacional da Mulher Indígena

postado Luany Araújo

Em 5 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da Mulher Indígena, juntamente com o Dia da Amazônia. As mulheres indígenas são figuras importantes na preservação de suas culturas, no cuidado com a biodiversidade e na luta contra as mudanças climáticas. Muitas delas estão na linha de frente na defesa dos povos amazônicos, enfrentando ameaças constantes para proteger seus territórios.

Essa data foi criada em 1983 durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América, que aconteceu em Tihuanacu, na Bolívia. Escolheu-se o dia em homenagem a Bartolina Sisa, uma mulher Quéchua que foi morta durante a rebelião anticolonial liderada por Túpaj Katari, no Alto Peru, nos anos de 1780. A data lembra a coragem e a luta de Bartolina Sisa e de todas as mulheres indígenas que, como ela, enfrentaram grandes desafios para defender sua cultura e seu povo.

O impacto das mulheres indígenas vai muito além das suas comunidades locais. Elas têm sido fundamentais na articulação de movimentos sociais e na luta por políticas públicas que trazem igualdade e respeito pelos direitos humanos. Através de suas ações, essas mulheres ajudam a mudar a visão global sobre justiça social e sustentabilidade.
Hoje, celebramos o importante trabalho que estas mulheres realizam como defensoras e líderes em movimentos pela justiça, pelos direitos humanos e pela proteção ambiental.

 

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas