No dia 7 de fevereiro, celebramos o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data criada em 2008, relembra a batalha enfrentada pelos originários do Brasil, em busca de demarcação, respeito e reconhecimento. Sobretudo, no ano de 1756, quando ocorreu o falecimento do indígena guarani Sepé Tiaraju – importante liderança dos Sete Povos das Missões.
Após quase 300 anos da morte de Sepé, os povos indígenas ainda lutam pelo direito à terra e o reconhecimento de suas culturas, intensamente atacadas por invasores. Recentemente, uma lei federal facilitava a exploração mineral em solo indígena. Com isso, comunidades inteiras foram afetadas pela água contaminada, alimentação precária e falta de segurança.
Por isso, é importante observar as reivindicações das diferentes etnias indígenas. Para a manutenção dos povos e a garantia de sua sobrevivência e continuidade. A CONTEC está atenta à estes movimentos e é uma aliada na luta dos povos originários brasileiros. Esperamos que as comunidades indígenas não sejam mais duramente atacadas e dizimadas. Para isso, precisamos de consciência coletiva e trabalho conjunto. Viva o dia 7 de fevereiro!
www.contec.org.br