Início » 72% dos brasileiros deixam de comprar itens corriqueiros para pagar conta de luz

72% dos brasileiros deixam de comprar itens corriqueiros para pagar conta de luz

Preço da energia elétrica subiu aproximadamente 6,5% no último ano, aponta pesquisa

postado Assessoria Igor

Sete em cada dez brasileiros deixaram de comprar itens que normalmente consumem no mês para conseguir pagar a conta de luz em 2022. O motivo foi a alta no preço da energia elétrica, que teve uma variação anual de aproximadamente 6,5%.

Os resultados fazem parte de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), que ouviu mais de 2 mil pessoas, em 130 municípios do país. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Entre os itens corriqueiros que os brasileiros deixaram de comprar para arcar com a conta de luz estão vestuários, serviços em geral e alimentos não essenciais.

A pesquisa da Abraceel mostrou ainda que 44% deixaram de pagar a conta de luz em algum momento neste ano, por falta de condições financeiras. E 83% dos brasileiros afirmam que a energia elétrica passou a pesar mais no orçamento familiar nos últimos 12 meses.

Por fim, o estudo destaca que 85% dos brasileiros admitem economizar energia para reduzir a conta mensal de luz.

“A energia elétrica é considera cara ou muito cara pela maioria dos brasileiros: oito em cada dez. E as pessoas atribuem o alto custo do serviço aos impostos principalmente”, destacou um trecho da pesquisa da Abraceel.

Fonte: CNN

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas