Nos dias 08 e 09 de março o seminário “Nova Visão Sindical CONTEC”, recebido pela base das federações de SC, PR e delegacia do RS contou com uma série de palestras e análises sobre os desafios para a organização sindical em 2022.
No primeiro dia, o sociólogo e ex-diretor do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, fez uma projeção para 2022 e 2023, com novos caminhos para o crescimento, emprego e desenvolvimento.
Durante a palestra o sociólogo apresentou o contexto da concentração trabalhista na Espanha, com um acordo firmado entre o governo do país e as entidades sindicais (CCOO e UGT) e empresariais (CEOE e CEPYME). Um acordo inédito e ambicioso no sistema de regulação laboral e relações de trabalho.
A evolução dos empregos formais nas instituições financeiras no último ano e a análise das negociações coletivas e campanha salarial dos bancários ficou por conta da palestra do economista e supervisor técnico do Dieese-PR, Sandro Silva.
Entre os assuntos abordados, a evolução dos empregos formais nas instituições financeiras no último ano e a análise das negociações coletivas e campanha salarial 2022 dos bancários.
O economista apresentou, ainda, o mercado de trabalho, projeções financeiras e do PIB, além do endividamento e comprometimento da renda das famílias.
O encontro virtual teve a participação de aproximadamente 150 pessoas, incluindo o presidente da CONTEC, Sr. Lourenço Prado, os presidentes das federações Gladir Antônio Basso (Feeb PR) e Armando Machado Filho (Feeb SC), o delegado da Delegacia da CONTEC RS, Regis Tatsch Kilian e Pedro Justino Incert (SEEB Caxias do Sul).
www.contec.org.br
Escrito por Igor Cardim