A campanha Janeiro Branco é voltada para a conscientização com a saúde mental. Neste mês, os profissionais de saúde chamam atenção para o autocuidado e combate ao preconceito com pacientes de condições psicológicas e mentais. A campanha surgiu em 2014, e é replicada anualmente.
Como reflexo da pandemia, o número de casos de doenças mentais na população mundial saltou de forma expressiva. Assim como, a procura por ajuda. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, mais de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. Por isso a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar com equipe médica e psicológica.
Atente-se aos sinais: falta de vontade para realizar atividades cotidianas; escassez de energia; cansaço extremo e falta de tato social, podem ser sintomas que impactam o dia a dia. Assim que apresentarem os sintomas, procure um especialista.
A campanha é utilizada como ferramenta para chamar atenção dos governos, para dar suporte e atenção ao tratamento desta população. O Brasil conta com um núcleo de apoio especializado e gratuito no SUS. E ainda, o Centro de Valorização da Vida pelo número 188, durante 24 horas. Pelo canal de comunicação especialista conversam gratuitamente com pacientes em momento de vulnerabilidade.
Estamos aqui com você e por você. Se cuide e se ame!
www.contec.org.br