Na reunião de negociação realizada em 5 de novembro de 2024, a Caixa Econômica Federal não apresentou nova proposta sobre as funções de caixa e tesoureiro. Durante o encontro, a Caixa fez alguns esclarecimentos e reafirmou a proposta apresentada anteriormente na reunião de 1º de novembro.
A Caixa garantiu a manutenção de pelo menos 750 funções efetivas para caixas e tesoureiros com jornada de 6 horas, número que poderá ser ampliado, caso necessário, para garantir que todas as agências que operam com numerário contenham com trabalhadores em função efetiva. Essa medida também garante o fim da função por minutos.
Foi reafirmado pela Caixa que a seleção dos trabalhadores para exercício de funções efetivas será realizada por meio de PSI, cujos critérios serão discutidos em grupo de trabalho, onde será garantido o score maior para aqueles que têm maior tempo de exercício na função. Além disso, funcionários que atuam em função temporária há 5 anos ou mais poderão ser nomeados por lateralidade, sem a necessidade de participação no PSI.
A representação da CONTEC expressou diversas dúvidas sobre os direitos e garantias dos empregados, principalmente em relação às ações judiciais referentes à quebra de caixa, 7ª e 8ª horas e descanso semanal 10/50. Ficou acordado que a CONTEC realizará um levantamento em suas bases sindicais para consolidar todas as dúvidas relacionadas à proposta, direitos e garantias. Essas questões serão encaminhadas à Caixa para análise e resposta, e discutidas em uma próxima reunião.
Comissão de Negociação CONTEC/CAIXA
Willian Roberto Louzada – Coordenador da Comissão de Negociação CONTEC/CAIXA e representantes da FEEB GO/TO.
Carlos Roberto Rodrigues – FEEB PR
Marcelo Pizzo – FEEB MG
Mizaki Toshio Mitiue – FEEB SP/MS
Jair dos Santos – FEEB SP/MS
Pedro Sérgio dos Santos Barbosa – FENAG/CONTEC
Jairo da Conceição Júnior – FEEB SC
www.contec.org.br