Início » Pedido de vista à proposta de aumento da meta atuarial dos Planos de Benefícios da FUNCEF

Pedido de vista à proposta de aumento da meta atuarial dos Planos de Benefícios da FUNCEF

Conselheiro Marcos Todt pede vista sobre proposta de aumento da meta atuarial da FUNCEF, enquanto entidades alertam para riscos financeiros.

postado Luany Araújo

O Conselheiro eleito Marcos Todt, membro do Conselho Deliberativo da FUNCEF, explicou em vídeo publicado em 27/11 as razões para seu pedido de vista na proposta de elevação da meta atuarial dos planos de benefícios da Fundação, de 4,5% para 4,85%. Ele destacou que o pedido foi motivado pela ausência de documentação essencial, parte dela solicitada desde setembro pela Conselheira Fabiana Matheus e entregue somente nos dias 25 e 26 de novembro. Todt reforçou que o regimento interno garante seu direito ao pedido de vistas.
Assista ao vídeo do Conselheiro Marcos Todt e fique por dentro dos detalhes: Vídeo Completo Marcos Todt

Entidades Associativas Manifestam Preocupação

Além do posicionamento do Conselheiro Marcos Todt, diversas entidades representativas dos representantes da CAIXA e participantes da FUNCEF — ANEAC, ADVOCEF, AUDICAIXA, UNEICEF, ANACEF e SOCIAL CAIXA — publicaram uma nota conjunta em 25/11 manifestando séria preocupação com a proposta de aumento da meta atuante.
As entidades alertaram que a aprovação da medida poderia resultar em riscos significativos, tais como:
• Exposição dos planos de benefícios a investimentos de maior risco;
• Impactos negativos na rentabilidade dos planos, considerando que as metas atuais não foram atingidas nos últimos anos;
• Aumento da parcela extraordinária nos equacionamentos vigentes para os planos REB, Novo Plano e Reg/Replan Não Saldado.

A nota também apontou que a rentabilidade consolidada dos planos até setembro de 2024 ficou 1,31 ponto percentual abaixo da meta atuarial no mesmo período, reforçando a inadequação de elevar a taxa de juros neste momento.

Leia a nota conjunta: advocef.org.br

A CONTEC reforça o compromisso com a transparência e a defesa dos interesses de todos os participantes, assistidos e pensionistas da FUNCEF.

 

www.contec.org.br 

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas