Início » Abril Verde – Mês de Conscientização e Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho

Abril Verde – Mês de Conscientização e Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho

postado Assessoria Igor

Por Alane Faleiro

O movimento Abril Verde é uma iniciativa de conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. Essa ação surgiu como uma maneira de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado no dia 28 de abril. O objetivo da campanha é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de laboral seguro e saudável. A Organização Mundial da Saúde define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.  Por isso a necessidade de investimento em práticas sustentáveis e seguras. 

Entre 2012 e 2022, mais de 25 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Foram registrados ainda, mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho. 

Os sindicatos desempenham um papel fundamental durante esse período de campanha, observando e cobrando medidas de  conscientização e ações voltadas à saúde e segurança no ambiente ocupacional. Durante o Abril Verde, os sindicatos realizam campanhas, eventos, palestras e mobilizações para destacar a importância da prevenção de acidentes e doenças causadas no ambiente de trabalho. Atuando ainda na melhoria das condições profissionais e a defesa dos direitos dos trabalhadores.

A CONTEC segue atenta às discussões que giram em torno das medidas de segurança no ambiente de trabalho. O presidente, Lourenço Prado, afirma que esse mês é um lembrete para o governo e empresas privadas adotarem medidas de fomento a novos investimentos na prevenção de acidentes de trabalho. “Buscamos sempre implantar uma cultura de prevenção e cuidado da saúde dos trabalhadores” , pontua o presidente. 

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas