Início » Agência bancária aberta no sábado é “tiro no pé”, diz presidente da CONTEC

Agência bancária aberta no sábado é “tiro no pé”, diz presidente da CONTEC

postado Assessoria

Lourenço Prado lembra que algumas instituições já tentaram antes essa medida sem sucesso

Há 55 anos, a categoria bancária conquistou o sábado como dia de repouso remunerado. Inclusive, o sétimo dia da semana nem é mesmo considerado dia útil a título de cobranças, já que as agências bancárias estão fechadas em todo o Brasil. Mas essa conquista histórica, negociada e assumida há décadas pelo sistema financeiro, sofre agora ameaças de ser extinta.

A CONTEC, todas as federações e sindicatos, estão juntos para combater esse retrocesso. A conquista do sábado como dia de repouso deve permanecer para que a saúde dos trabalhadores seja mantida. A jornada da categoria bancária é extremamente estressante e a prova disso são os altos índices de casos de adoecimentos de trabalhadores, vitimados por doenças cardíacas e mentais crônicas.

Vejam que o ritmo de trabalho intenso, as cobranças por metas e ainda uma jornada prolongada pode ser mais que um retrocesso de conquistas, mais um caminho para o mal-estar de milhares de trabalhadores que já têm no serviço laboral uma sobrecarga diária ao longo da semana comercial. Ou seja, de segunda a sexta-feira.

A CONTEC vai lutar contra isso. O sábado precisa ser mantido como um dia de repouso. “Um Banco já tentou abrir aos sábados há vários anos, mas fracassou. Foi um fiasco: não houve adesão da clientela, a segurança se tornou precária e os bancários se sentiram explorados e sem estímulo. Abrir por abrir aos sábados será um tiro no pé”, afirmou o presidente da CONTEC, Lourenço Prado.

www.contec.org.br

 

1 comentário

Maria Moreira Mendonça Viana 18 de janeiro de 2022 - 10:25

Presidente,isso e considerado desumano todos os bancários tem pressão alta, depressão, só precisa está com dois anos de Banco, principalmente que trabalha oito (8) horas.Nao podemos aceitar isso,tem quê ter um meio.

Responder

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas