Início » ANS suspende, a partir de hoje, a venda de 32 planos de saúde de oito operadoras

ANS suspende, a partir de hoje, a venda de 32 planos de saúde de oito operadoras

postado Assessoria Igor

Entra em vigor nesta quarta-feira (dia 29), a nova proibição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de comercialização de 32 planos de saúde de oito operadoras. A Unimed-Rio é a empresa com o maior número de contratos com venda suspensa: 17. Ao todo, segundo a ANS, a cooperativa tem 180 planos ativos e 105 suspensos.

A suspensão de venda — divulgada na sexta-feira passada (dia 24) — faz parte do programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento que verifica o acesso dos usuários às coberturas contratadas.

Esse acompanhamento é feito a partir das reclamações de usuários encaminhadas à agência reguladora sobre descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.

Nesse ciclo de monitoramento da ANS, foram analisados os dados do quarto trimestre do ano passado. Naquele período, o órgão recebeu 42.043 queixas.

Com a suspensão de 32 planos a partir de hoje, a ANS pretende proteger 436.526 usuários desses contratos. Esses beneficiários continuarão sendo atendidos. Para eles, nada vai mudar. Mas, como punição, as operadoras somente poderão retomar a comercialização para novos usuários quando reestabelecerem o padrão de atendimento aos consumidores que já fazem parte de suas bases de clientes.

Procurada, a Unimed-Rio ressaltou que “a suspensão temporária de produtos não traz qualquer impacto para o atendimento aos seus clientes nem impede a comercialização dos produtos ativos, e reforça que vem trabalhando para normalizar a situação”. Em nota, a cooperativa também destacou os planos com a venda reativada.

Fonte: O Globo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas