Início » Atenção, mulheres! Alimentação saudável é fundamental para o ritmo da vida moderna

Atenção, mulheres! Alimentação saudável é fundamental para o ritmo da vida moderna

postado Assessoria

O ritmo acelerado da vida moderna não favorece a criação de hábitos alimentares saudáveis. É no dia a dia que a gente observa o quanto estamos deixando de lado uma das mais importantes ações para a sobrevivência humana: a prática da alimentação. A correria cotidiana, questões básicas como o respeito ao horário das refeições e a necessidade de um ambiente tranquilo, são alguns empecilhos também. Mas é entre as mulheres – em função da dupla jornada – que as coisas ficam ainda piores.

“Muitas pessoas não mastigam adequadamente e apenas engolem o alimento, geralmente com a ajuda de grandes quantidades de refrigerante (que rouba cálcio do organismo) ou suco, contribuindo para o surgimento de problemas gástricos e para o aumento de peso”, destaca a nutricionista Vera Lúcia Morais de Salvo. Para ela, a “informalidade está presente na maioria das refeições do dia-a-dia”. “Pratos mais elaborados e a formalidade de colocar a mesa faz parte de um ritual apenas em datas especiais como Páscoa e Natal, e isso é muito ruim”, avalia.

Segundo pesquisa da Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM) – realizada em dez capitais brasileiras, com a participação de 2.136 entrevistados – o arroz e feijão estão presentes na mesa de todos os brasileiros e a carne vermelha no prato de 70% da população. O estudo mostra ainda que as mudanças, no entanto, elevaram o consumo de alimentos industrializados (refrigerantes, biscoitos e refeições prontas) e a redução do consumo de leguminosas, raízes e tubérculos, frutas, legumes e verduras.

“É preciso dar preferência aos cereais integrais, aos legumes e verduras cruas ricas em potássio, vitaminas e minerais”, destaca a nutricionista. A pesquisa da ESPM aponta ainda para outro péssimo hábito do brasileiro: a televisão. Ela também está presente durante todas as refeições para mais da metade da população, fazendo com que a interação entre os familiares diminua e a ingestão calórica aumente, uma vez que o indivíduo deixa de prestar a devida atenção ao que está ingerindo e à quantidade (o mesmo vale para o computador).

“Já dizia o pai da Medicina, Hipócrates: faz do alimento teu remédio e do teu remédio tua alimentação! Quanto mais colorida for sua a refeição, mais apetitosa e saudável ela será”, sentencia Vera Lúcia.

 

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas